Polioencefalomalácia (Pem)
O que é
A Polioencefalomalácia ou Necrose Cérebrocortical (NCC) é uma desordem metabólica aguda, de causa não infecciosa que acomete ruminantes de todas as idades, sendo que no Brasil os animais adultos a campo são os mais afetados. São várias as causas dessa doença e muitas ainda são desconhecidas. Antigamente, a deficiência de tiamina (vitamina B1) era atribuída como causa. Hoje outras causas são apontadas, como alto consumo de enxofre, ingestão de carcaças, mudanças bruscas na alimentação, principalmente quando animais mantidos em pastagens ruins são introduzidos em pastos de excelente qualidade e intoxicação por cloreto de sódio. É caracterizada clinicamente pelo aparecimento súbito de cegueira, decúbito e sintomatologia nervosa.
Como reconhecer
Os sinais clínicos caracterizam-se por andar cambaleante e em círculos, incoordenação, tremores musculares, cegueira total ou parcial, opistótono, nistagmo e estrabismo. Os animais afastam-se do rebanho e muitos são encontrados em decúbito lateral ou esternal. Nas fases iniciais o animal pode apresentar certa agressividade e excitação. Se os animais não forem tratados com tiamina, a morte ocorre geralmente 2 a 3 dias após o aparecimento dos sinais clínicos, entretanto, alguns animais morrem poucas horas após e outros permanecem até 10 dias em decúbito.
Ocorre melhora do quadro clínico quando o tratamento com tiamina (vitamina B1) é realizado no início da doença.
Como tratar
O tratamento consiste na aplicação de 10-20 mg de Vitamina B1/ kg de peso vivo e 0,2 mg de Dexametasona/ kg de peso vivo por via intramuscular, repetido de 12 em 12 horas durante 3 dias.
Trata-se de uma emergência em medicina veterinária, pois quanto mais o tempo passa, maiores são as lesões no sistema nervoso. A cura pode ocorrer quando o tratamento com tiamina é realizado no início dos sintomas clínicos, sendo as lesões reversíveis até certo ponto.
Como evitar
Como não estão definidos, ainda, os fatores que desencadeiam a PEM, não é possível recomendar medidas de controle ou preventivas.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário